Nunca deixe para hoje...

25 março 2009

... o que pode ser feito amanhã.




Pergunta que meus alunos odeiam: qual o humor da tirinha? (porque eles nunca acham graça disso...)

Geral

17 março 2009

Preposição

Coesão textual

Preposição

As preposições são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.


Leia o poema abaixo, de Cora Coralina. De vermelho, estão destacadas as preposições.


"Eu sou estas casas

encostadas,

cochichando umas com as outras.

Eu sou a ramada

dessas árvores,

sem nome e sem valia,

sem flores e sem frutos,

de que gostam

a gente cansada e os pássaros vadios".

*Esse desenho é do Gabriel Machado.

Nono ano

13 março 2009

Assuntos:

Orações subordinadas susbstantivas

Gêneros literários e produção de texto: O conto.

Pronomes relativos - aula 1

Pronomes relativos - aula 2

Discursos da narrativa

O melhor conto do nono ano

Oitavo ano

Assuntos:

Verbos (regulares e irregulares) e conjugação verbal

Verbos impessoais

Diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal

Diferença entre predicativo do objeto e adjunto adnominal

Verbos e conjugação verbal

11 março 2009

Os verbos podem ser classificados, basicamente, em regulares e irregulares.

"Os verbos regulares são aqueles que seguem um modelo de conjugação. Eles não apresentam nenhuma variação nas terminações (desinências) nem no radical". Exemplos: cantar, amar, esquecer, dever, partir, sorrir etc.
Observe o verbo cantar no presente do indicativo: eu canto, tu cantas, ele canta, nós cantamos, vós cantais, eles cantam. O radical não se altera! Por isso, o verbo cantar é chamado de regular.

"Os verbos irregulares são aqueles que se afastam do modelo de sua conjugação. Eles sofrem alterações no radical ou nas terminações". Exemplos: dizer, fazer, saber, querer etc.
Observe o verbo dizer no presente do indicativo: eu digo, tu dizes, ele diz, nós dizemos, vós dizeis, eles dizem. Há variação em seu radical, por isso ele é chamado de irregular.

Para ficar fera em conjugação verbal, é importante estudar, ler e escrever.
Aprenda a conjugação de um verbo regular de cada conjugação: primeira (exemplo:cantar); segunda (exemplo: vender); e terceira(exemplo: partir). Depois disso, ficará fácil conjugar qualquer outro verbo regular!

Faça um esforço também para aprender a conjugação de alguns verbos irregulares, tais como: caber, dizer, fazer, ir, poder, pôr, querer, saber, trazer, valer, ver e vir.
Outros verbos interessantes para se aprender:

*As definições de verbos regulares e irregulares é de Roberto Melo Mesquita e Cloder Rivas Martos.

Orações subordinadas substantivas:

10 março 2009

1) Oração subordinada substantiva subjetiva: funciona como sujeito da Oração Principal.

Exemplo: Convém / que economizemos nos próximos meses.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva subjetiva

É importante perceber que, nesse caso, não há sujeito na oração principal.

2) Oração subordinada substantiva objetiva direta: funciona como objeto direto do verbo da Oração Principal, portanto, temos aí um VTD (verbo transitivo direto, que é aquele que precisa de um completo sem preposição. A pergunta que fazemos para o VTD é "o que?").

Exemplo: Muitos economistas previram / que o desempenho aumentaria.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva objetiva direta

Perceba que temos sujeito e um VTD na oração principal.

3) Oração subordinada substantiva objetiva indireta: funciona como objeto indireto do verbo da Oração Principal.

Exemplo: Ninguém discorda / de que a proteção à natureza é essencial à vida.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Fique atento para o fato de que, na oração principal, temos sujeito e um VTI (verbo transitivo indireto, que é aquele que precisa de um completo iniciado por preposição).

4) Oração subordinada substantiva predicativa: funciona como predicativo do sujeito da Oração Principal.

Exemplo: Nossa maior preocupação era / que chovesse.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva predicativa

Note que, na oração principal, temos um sujeito e um VL (verbo de ligação).

5) Oração subordinada substantiva completiva nominal: funciona como complemento nominal de um nome da Oração Principal.

Exemplo: A professora estava certa / de que vocês estudariam.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva completiva nominal

Fique atento para as características da oração principal! Nela há sujeito + VL + nome.

6) Oração subordinada substantiva apositiva: funciona como aposto de um nome da Oração Principal.

Exemplo: Todos defendiam esta ideia: / que o prédio fosse desapropriado.
1) Oração principal
2) Oração subordinada substantiva apositiva

Lembre-se da definição de aposto: "é a palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior, para esclarecê-lo, explicá-lo ou deixá-lo mais detalhado".
Saiba também que, geralmente, a oração subordinada substantiva apositiva é precedida por dois pontos.